top of page

Apps ajudam músicos nas produções

Monte Mor, 12 de junho de 2015

Post por Victor Hugo Buzatto

     Continuando o especial DO IT YOURSELF (faça você mesmo), hoje os aplicativos para computador e smartphones estão em pauta, somente aqueles que poderão ajudar de alguma maneira a produção independente. Antes do advento da internet e dos dispositivos móveis era preciso pagar caro em equipamentos como afinadores e pedais, que além de pesados também ocupam muito espaço. Metrônomo, afinadores, pedaleiras, instrumentos virtuais, dicionários de acordes, pentagramas digitais e muito mais pode estar guardado no seu bolso O afinador Korg Ga-1 é um dos mais baratos do mercado e serve para guitarras e baixos custa em média R$60, enquanto na Apple Store e na Google Play é possível encontrar uma quantidade gigantesca de aplicativos gratuitos que possuem as mesmas características de trabalhar com o reconhecimento da vibração das cordas através do microfone do celular.

Aplicativo do Cifra Club é um dos aplicativos gratuitos mais completos e com melhores avaliações dos usuários na Google Play.

Reprodução CifraClub

Pedais-Se você investiu numa guitarra e a não sobrou dinheiro para todos os pedais do seu setup dos sonhos, há ainda opções de pedaleiras no seu próprio computador ou celular. Basta um cabo adaptador OTG-no caso do smartphone- e um cabo P1 para ligar a guitarra a uma entrada USB. Os apps TonePrint e Rent a Pedal são gratuitos e possuem algumas opções bacanas de efeito para quem está começando. Para Iphone existe o adaptador para conectar guitarra e baixo chamado iRig, por um valor de R$569, que transforma a maçã num processador de efeitos de guitarra. Se você procura algo mais profissional, o Guitar Rig é um programa para computadores que simula uma pedaleira e possui uma versão de testes gratuita para baixar. O guitarrista da banda Fallin’ Caps Roberto Gardinalli, 20, utiliza o programa há 4 anos, desde quando estudava guitarra. “Logo de cara eu achei fantástico porque eu podia ter sons de amplificadores clássicos muito fiéis aos originais e também usar efeitos como delay, chorus e reverb de maneira que eu achasse melhor”, comenta o guitarrista que utilizou o programa, misturando o digital com o analógico, na gravação do EP Fallin’ Caps.

Som da Fallin'Caps utilizando efeitos do guitar rig

     Apesar de todas as facilidades ainda parece existir muito a melhorar na qualidade desses produtos para eles de fato substituírem os aparelhos convencionais. “Acho que são muito interessantes como quebra-galhos, porque eles têm muito o que avançar. Acredito que eles tendem a substituir cada vez mais outros aparelhos, porque além de economizar financeiramente, a gente sempre anda com o celular” afirma o vocalista e violonista da banda A Banda, Daniel Wilde de Melo, 20, que utiliza afinador e o Wave Pad Free para gravar as músicas e ideais de composição.

O programa para computadores Wave Pad é uma ferramenta de auxílio na gravação e edição musical

Reprodução NCH Software

E ai, o que você achou desta matéria? Você usa algum desses gadges ou outro que não mencionamos? Comente na nossa página do Facebook Criasom aqui 

bottom of page